Lançamento: “Les Lois Barbares. Justice et société dans les royaumes post-romains” (Presses Universitaires de Rennes) (Divulgação/LEME)

Divulgação:

O Laboratório de Estudos Medievais anuncia o lançamento, no primeiro semestre de 2014, do livro “Les Lois Barbares. Justice et société dans les royaumes post-romains” (Presses Universitaires de Rennes), organizado pelos Profs. Marcelo Cândido da Silva, Bruno Dumézil e Sylvie Joye.

As chamadas leis bárbaras estão entre as fontes mais utilizadas e mais discutidas para o estudo da Alta Idade Média. Elas constituem os principais materiais através dos quais os historiadores e os historiadores do direito tentaram reconstituir os costumes e o direito dos “bárbaros”, durante e mesmo antes da formação dos reinos que surgiram com a queda do Império Romano. Ao longo das últimas décadas um trabalho importante foi realizado para reinterpretar os contextos e as motivações da redação desses textos, bem como a sua aplicação. No entanto, as leis bárbaras não foram objeto até o momento de um estudo de conjunto que buscasse identificar o seu papel na resolução de conflitos, na construção das identidades bárbaras, bem como na organização das sociedades pós-romanas. Esta obra coletiva pretende também estabelecer um panorama das leis bárbaras e da sua historiografia, colocando em destaque as maneiras pelas quais os legisladores antigos e os historiadores modernos utilizaram esses documentos normativos.

Marcelo Cândido da Silva, Bruno Dumézil, Sylvie Joye (Orgs.). Les Lois Barbares. Justice et société dans les royaumes post-romains. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2014.

Sumário:

Introduction [Marcelo Cândido da Silva (Universidade de São Paulo), Bruno Dumézil (Université de Paris Ouest Nanterre la Défense), Sylvie Joye (Université de Reims)]

1. Historiographie (Marcelo Cândido da Silva, Sylvie Joye)

2. Les lois et la tradition manuscrite (capítulo comum)

3. Lois barbares et identité [Magali Coumert (Université de Bretagne Occidentale)]

4. Les lois barbares et le pouvoir royal (Marcelo Cândido da Silva, Sylvie Joye)

5. Procédures, punition, châtiments [François Bougard (Université de Paris Ouest Nanterre la Défense)]

6. Les biens, l’économie (Marcelo Cândido da Silva)

7. Construction de valeurs communes et relations socio-familiales (Sylvie Joye)

8. Les rapports avec le droit romain [Ian Wood (University of Leeds)]

9. Les rapports avec le droit canon, le religieux [Bruno Dumézil, Céline Martin (Université de Bordeaux III)]

10. Postérité du droit barbare au Moyen Âge [Bruno Lemesle (Université de Bourgogne)]

11. Les lois et les images (François Bougard)

Mais informações em:
http://leme.vitis.uspnet.usp.br/index.php/noticias-e-eventos2/169-livromarcelo

Deixe uma resposta