Lançamento do livro “A construção da narrativa histórica – Séculos XIX e XX”

Lançamento do livro "A construção da narrativa histórica - Séculos XIX e XX"

Lançado pela editora UNICAMP o livro “A construção da narrativa histórica – Séculos XIX e XX”, organizado por Néri Barros de Almeida, Ana Nemi e Rossana Pinheiro. O pesquisador do LEPEM Fabiano Fernandes participa do livro, tendo escrito o capítulo intitulado “Violência, Poder Público e conflitos sociais na crônica do Religioso de Saint-Denis. 1404-1408″.

SINOPSE
O século XIX é conhecido como o século da história. Podemos dizer que o século XX foi o século da historiografia. O século XIX exaltou a história, fervorosamente confiante em sua capacidade de dar subsídio a construções históricas que então se queria engendrar — como a nação. Então, a transformação da história em disciplina acadêmica e escolar permitiu uma popularização inédita da escrita histórica e lhe possibilitou atuar na efetiva e rápida formação — e transformação — de uma memória comum. Assim não foi por acaso que os historiadores do século XX se destacaram pela intensa crítica à produção do conhecimento histórico. Este livro explora alguns aspectos e momentos dessa história. Ao fazê-lo, pretende oferecer ao leitor a oportunidade de uma experiência mais profunda com sua própria memória histórica. Trata-se, portanto, de defender a existência do campo do conhecimento sistemático que conhecemos por “história” por meio da própria natureza democrática, política e pública, de sua dinâmica mais recente.

Adquira o livro em:
http://www.editora.unicamp.br/a-construc-o-da-narrativa-historica.htmlhttp://www.editora.unicamp.br/a-construc-o-da-narrativa-historica.html

Lançamento do livro "A construção da narrativa histórica - Séculos XIX e XX"

Deixe uma resposta