Ciclo de Leituras “Legitimidade, Governo e Cultura Política na Inglaterra tardo-medieval” (UNIFESP)

O Grupo de Pesquisa Poder Real Governo e Sociedade na Idade Média Tardia anuncia a criação do Ciclo de Leituras “Legitimidade, Governo e Cultura Política na Inglaterra tardo-medieval” na UNIFESP – Campus Guarulhos.

Professor responsável: Prof. Dr. Fabiano Fernandes DH Unifesp.

Ementa: Analisar o contexto politico da Inglaterra nos séculos XIV e XV, a cultura política que sustentava a noção de Coroa, as práticas de governo que a fortaleceram, em particular no contexto que se convencionou chamar de “Guerra das Rosas”. Enfatizaremos as relações do poder real com os poderes principescos, com os grandes feudatários, com os homens de Igreja, com as autoridades municipais, com os homens de guerra e com as comunidades camponesas compondo assim um quadro político muito mais complexo do que o modelo tradicional que compreende esse período como basicamente de estagnação. Logo, as noções de Coroa, legitimidade, governo, monarquia e honra serão palavras-chave que nos guiarão no estudo dos conflitos políticos desse período.

**Os encontros serão realizados em local específico a ser definido devido a mudança de local do campus.

Contato e informações:
fabiano.fernandes@unifesp.br
fablusignan@hotmail.com

Horário: das 18h às 19h30

Fonte:
http://leme.vitis.uspnet.usp.br/index.php/noticias-e-eventos2/147-ciclo-de-leituras-legitimidade-governo-e-cultura-politica-na-inglaterra-tardo-medieval-unifesp

Deixe uma resposta